A IMPORTÂNCIA DO PILATES PARA PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo, e as pessoas acometidas podem apresentar déficits de mobilidade, força e equilíbrio, o que afeta negativamente sua independência funcional e predispõe a um estilo de vida sedentário. Os sobreviventes de AVC geralmente ficam com déficits de mobilidade, força e equilíbrio, o que afeta negativamente a independência funcional e predispõe a um estilo de vida sedentário, aumentando o risco de quedas e novos AVCs.
O método Pilates, como uma forma de exercício foi criado por Joseph Pilates na década de 1920 e é um programa de exercícios é mente-corpo com foco em força, estabilidade do core, flexibilidade, controle muscular, postura e respiração.
Estudos sugerem a possibilidade de ganho através do método Pilates para população após AVC, como descrito abaixo.
Melhora da estabilidade postural: pode ser trabalhada por meio do fortalecimento dos músculos estabilizadores do tronco, pélvicos e membros inferiores, através do uso dos equipamentos e técnicas e do método.
Melhora do equilíbrio: Exercícios do método Pilates também podem ser usados como um complemento ou mesmo uma alternativa aos programas tradicionais de treinamento de equilíbrio, pois pode auxiliar na melhoria da consciência de movimento, tendo em vista que as limitações do equilíbrio podem envolver déficits de percepção e padrões de movimento alterados.
Melhora da qualidade de vida: O componente de atividade física do método Pilates também pode ter efeitos positivos no estado de humor, confiança e satisfação, contribuído para melhorias na qualidade de vida.
É importante ressaltar que é necessário que a aplicação do método Pilates seja aplicada por um profissional apto para acompanhar essa população.
Referência: Cronin E, Broderick P, Clark H, Monaghan K. What are the effects of pilates in the post stroke population? A systematic literature review & meta-analysis of randomised controlled trials. J Bodyw Mov Ther. 2023 Jan;33:223-232. doi: 10.1016/j.jbmt.2022.09.028. Epub 2022 Sep 29. PMID: 36775522.