Pilates solo x Pilates no Aparelho

Posted by:

|

On:

|

Pilates solo x Pilates no Aparelho

Comumente, nós instrutores de pilates nos deparamos com a seguinte pergunta nos studios: o que é melhor, pilates solo ou nos aparelhos? Sabe-se que a prática do método pilates proporciona benefícios à mente e ao corpo de maneira integrada, tais como: respiração adequada, flexibilidade, aumento da amplitude de movimento, força e tônus muscular, resistência, alívio de quadros álgicos, concentração, melhora postural, equilíbrio, dentre outros.

Dentro do método trabalhamos com seis princípios básicos que irão nos conduzir à eficiência e eficácia dos movimentos, a fim de obtermos uma boa evolução, sendo: a centralização, concentração, controle, precisão, fluidez, e a respiração. Respeitados tais princípios, tanto as atividades realizadas no solo, quanto nos aparelhos, resultarão em ganhos na mesma proporção. O que diferencia as duas formas de realizar o pilates é a superfície, e o condicionamento de cada indivíduo, uma vez que o pilates solo, também chamado de mat pilates, exige mais esforço, mais força, mais flexibilidade, e principalmente, mais consciência corporal.

O pilates solo pode ser usado inicialmente com a finalidade de instruir o cliente às primeiras orientações como a respiração e posicionamento, feito isso, as sessões devem seguir nos aparelhos, para que sejam mais produtivas, visto que nos aparelhos a intensidade de cada exercício será dosada pelas respectivas molas (que varia de acordo com cada marca), que podem diminuir ou aumentar o esforço que o praticante tenha que fazer, facilitando ou dificultando o movimento. Os aparelhos do pilates clássicos desenvolvidos por Joseph Pilates, são quatro: Reformer, Chair, Ladder Barrel e Cadillac. Junto a eles podem estar outros aparelhos mais modernos e/ou acessórios, como bola suíça, faixas elásticas, disco flex, rolo, meia lua, caneleiras e halteres.

Dessa forma pode-se concluir que o pilates solo e o pilates nos aparelhos se complementam. O ideal é que seja iniciado nos aparelhos e posteriormente a sessão seja conduzida de forma mesclada, de acordo com o objetivo traçado para cada indivíduo, isso porque, as duas formas trarão inúmeros benefícios e mais qualidade de vida.